segunda-feira, 9 de março de 2015

Queres fazer do exercício físico um hábito diário? E não sabes como? Com apenas 10 dicas podes conseguir

O exercício físico é muito importante na nossa vida, não só para manter a forma como para a nossa saúde. O exercício físico não pode ser uma luta constante , temos de ter força de vontade e saber organizar bem os dias para que possamos em apenas 20 minutos por dia criar uma rotina. Para isso só precisamos de:
1-Marcar uma hora- Decide qual é a melhor hora para fazeres exercício, de manhã, à tarde ou ao fim da tarde. Mantém-te fiel a esse horário
2- Põem um lembrete- Põem um lembrete para a hora em que começas e acabas o exercício, e vai aumentando e tempo gradualmente, para que os teus músculos se vão habituando.
3-Começa devagar- Não comeces  a praticar exercício físico exagerado, isso vai-te provocar dores musculares que te vão dificultar a prática de exercício no dia seguinte.
4-Aumenta gradualmente- O corpo demora cerca de duas semanas a adaptar-se, por isso só aí deverás aumentar o teu treino, pois o corpo tem de já estar adaptado ao exercício diário.
5-Com prazer- Não associes o exercício a coisas negativas, une-o a algo que gostes. Por exemplo ouvir musica enquanto caminhas ou corres, convida amigos, faz exercícios em conjunto...
6-Equipamento- Não ter roupa e calçado confortável pode ser algo desagradável na prática de exercício físico. Tenta organizar todo o material que irás precisar, para que nada possa atrapalhar a tua rotina ou até mesmo te desanimar.
7-Saia de casa- Pratique exercício ao ar livre, calce as sapatilhas e vá ver o lindo dia que está à sua espera lá fora.
8-Monotonia não- Não torne o exercício físico monótono e desanimador. Alterna os exercícios. Por exemplo, se ontem fui corre, hoje vou andar de bicicleta e amanhã vou caminha... Ao variares os exercícios vais trabalhar músculos diferentes e deixar outros descansar.
9- Dia de descanso- Na fase inicial não precisa de um dia de descanso, mas quando já pratica mais de meia hora por dia é preciso parar. Não deve parar por completo, mas sim fazer algo que não seja tão cansativo, como alongamentos, meditação...
10-Não salte dias- Não passe mais de um dia sem fazer exercício físico para não cair na tentação de desistir. Nada te pode parar. Mas não se sinta mal se por algum motivo não poder fazer exercício, no dia seguinte volte à sua rotina.







5 comentários: